top of page
  • Anderson Hopkins

História Reformada: Evidências falsas para provar o Sola Scriptura em São Jerônimo - Parte I




Esta é a introdução de uma série que tem o objetivo de demonstrar como uma página de apologética protestante se valeu de informações falsas para tentar provar que São Jerônimo defendeu o princípio protestante do Sola Scriptura. E não apenas isto, como manipularam informação e sentido de outros textos para assim defender suas ideias.


Eles apontam que a suposta citação de Jerônimo encontra-se no seu comentário a Isaías, livro VII. A primeira indicação de erro está na falta de precisão. Não indicam em qual dos sete capítulos do comentário ela se encontra e, menos ainda, disponibilizaram a real localização de seu texto a fim de serem transparentes até mesmo com o próprio público. A obra está disponível em latim online[1].




“Se vós quereis clarificar as coisas em dúvida, ide a lei e ao testemunho da Escritura: fora dali estais na noite do erro. Nós admitimos tudo o que está escrito, rejeitamos tudo o que não está. As coisas que se inventam sob o nome de tradição apostólica sem a autoridade da Escritura são feridas pela espada de Deus.” (Commentarii in Isaiam. Livro VII)

Esta ausência de informações precisas nos fizeram desconfiar da autenticidade do texto, desconfiança que se confirmou ao tentarmos localizar a citação na tradução crítica da obra [2] e constatamos que não há absolutamente nenhuma declaração remotamente parecida ao que foi indicado pela página. Em vista disso, decidimos cobrar diretamente aos administradores da página uma explicação. E, para a nossa surpresa, a página História Reformada agiu com total descaso com a causa e desrespeito com a verdade. Algumas de suas respostas atestam isso, já que estavam plenamente cientes do problema da autenticidade da citação:





Com a recusa - ou receio, talvez - em demonstrar publicamente de onde foi realmente tirada a tal citação fraudulenta, tentamos rastrear por conta própria e encontramos outros dois redutos protestantes replicando-a com exatamente a mesma referência, sem se preocupar em checar sua autenticidade[3]. Em uma dessas páginas, encontramos outra citação para uma suposta defesa do princípio em Jerônimo, trata-se do seu comentário a Ageu, cujo texto também está disponível em latim online[4], onde se lê:


“Sed et alia quae absque auctoritate et testimoniis Scripturarum quasi traditione apostolica sponte reperiunt atque confingunt, percutit gladius Dei.“

Rafael Rodrigue, dono do site Apologistas Católicos, traduz está citação:


“As outras coisas, também, que encontram e fingem, de si mesmos, sem a autoridade e testemunhos das Escrituras, como que por tradição apostólica, a espada de Deus derruba.”[5].

Como se vê, o sentido do texto foi alterado e seu contexto manipulado. Jerônimo está nos dizendo que os hereges inventam coisas e alegam ser a Tradição Apostólica, sem apresentar bases ou um testemunho da escritura, ou seja, se aproveitam da existência da Tradição para criar novas doutrinas sem base na escritura. Isto, no máximo, abre um debate quanto ao pensamento do autor sobre a Suficiência Material da Escritura, mas de nenhuma forma, lida em seu contexto e sem adulterações, lança alguma base para o Sola Scriptura.


Por fim, nota-se o completo desserviço empreendido por certos círculos de apologética que não se preocupam em verificar suas fontes e replicam informações falsas ou adulteradas. Notamos também que não houve, até o momento, uma retratação plena, em vista do fato de que boa parte do texto apresentado é inexistente, enquanto o que mais se aproxima do que foi apresentado [o comentário ao livro de Ageu] foi distorcido e mal traduzido. Lembramos a necessidade de prezar pela honestidade e fontes seguras de informação, apenas assim pode-se construir um diálogo honesto e construtivo entre católicos e protestantes. E, em vista da necessidade de expor com maior precisão o real pensamento de São Jerônimo, nos próximos artigos desta série iremos abordar com evidências e referências reais a possibilidade ou não do conceito protestante em seus escritos.


NOTAS



[2] St. Jerome (ACW 68): Commentary on Isaiah; Origen Homilies 19 on Isaiah (Ancient Christian Writers). Traduzido por Thomas P. Scheck.


[3] A página Apologética Protestante, de Francisco Tourinho, que recentemente precisou se retratar por ter citado uma outra falsificação, replicou a citação aqui: https://www.facebook.com/ApologeticaProtestanteBR/photos/a.1691368354503364/2738144629825726/. O famoso apologistas Lucas Banzoli também replicou a citação em seu blog, bem como a distorção do Comentário ao livro de Ageu, disponível aqui: http://heresiascatolicas.blogspot.com/2012/08/o-que-era-verdadeira-apostolica-parte-2.html?fbclid=IwAR3HkFHv1fcQtvoIyAxjhKj4_ejRtQGc5MLsm_h7-JrPWdytEi36OJejuaQ&m=1.



[5] Esta tradução, bem como uma rápida análise do pensamento de Jerônimo, pode ser lida aqui:


Komentarze


bottom of page