top of page
  • Islas Porfírio Silva

Meditações de São John Henry Newman sobre a Imaculada Conceição

Um conjunto de pensamentos que São J.H. Newman desenvolveu durante sua vida acerca da genuinidade da Imaculada Conceição de Maria.





  • A Virgem sem Pecado Original


É de fato para mim um fenômeno muito estranho que tantos homens cultos e devotos tropecem nessa doutrina. Só posso explicar isso supondo que, na verdade, eles não sabem o que queremos dizer com Imaculada Conceição; e a leitura que fiz confirmou minha suspeita.


Não vejo como alguém que defende a doutrina católica dos dons sobrenaturais de nossos primeiros pais tenha razão justa para duvidar de nossa doutrina sobre a Santíssima Virgem. Ela não faz nenhuma referência a seus pais, mas simplesmente à sua própria pessoa. Ela apenas afirma que, junto com a natureza que ela herdou de seus pais, isto é, sua própria natureza, ela tinha uma plenitude de graça superadicionada, e isso desde o primeiro momento de sua existência. Suponha que Eva tivesse resistido à provação, e não perdido sua primeira graça; e suponha que ela tivesse eventualmente tido filhos, esses filhos desde o primeiro momento de sua existência teriam, por meio da generosidade divina, recebido o mesmo privilégio que ela já teve; isto é, como ela foi tirada do lado de Adão, em uma vestimenta, por assim dizer, de graça, então eles por sua vez teriam recebido o que pode ser chamado de uma concepção imaculada. Eles teriam então sido concebidos em graça, como de fato são concebidos em pecado. O que há de difícil nessa doutrina? O que há de antinatural? Maria pode ser chamada, por assim dizer, de uma filha de Eva não caída.


Mas pode-se dizer: Como isso nos permite dizer que ela foi concebida sem pecado original?  Se os anglicanos soubessem o que queremos dizer com pecado original, eles não fariam a pergunta. Nossa doutrina do pecado original não é a mesma que a doutrina protestante. “Pecado original”, conosco, não pode ser chamado de pecado, no mero sentido comum da palavra “pecado”. É um termo que denota o pecado de Adão como transferido para nós, ou o estado ao qual o pecado de Adão reduz seus filhos; mas pelos protestantes parece ser entendido como pecado, no mesmo sentido do pecado real. Nós, com os Padres, pensamos nisso como algo negativo, os protestantes como algo positivo. Os protestantes sustentam que é uma doença, uma mudança radical de natureza, um veneno ativo que corrompe internamente a alma, infectando seus elementos primários e desorganizando-a; e eles imaginam que atribuímos uma natureza diferente da nossa à Santíssima Virgem, diferente daquela de seus pais e daquela do Adão caído.


Não temos nada do tipo; consideramos que em Adão ela morreu, como os outros; que ela foi incluída, junto com toda a raça, na sentença de Adão. Além disso, ela incorreu em sua dívida, como nós, mas por causa daquele que a redimiria e a nós na cruz, para ela a dívida foi perdoada por antecipação, sobre ela a sentença não foi executada, exceto de fato no que diz respeito à sua morte natural, pois ela morreu quando chegou sua hora, como os outros. Tudo isso ensinamos, mas negamos que ela tivesse pecado original, visto que por pecado original queremos dizer, como já disse, algo negativo, a saber, somente isso, a privação daquela graça sobrenatural imerecida que Adão e Eva tiveram em sua primeira formação. Maria não poderia merecer, mais do que eles, a restauração daquela graça; mas ela foi restaurada a ela pela generosidade gratuita de Deus, desde o primeiro momento de sua existência, e assim, de fato, ela nunca caiu sob a maldição original, que consistia na perda dela. E ela teve esse privilégio especial, a fim de prepará-la para se tornar sua Mãe e nossa Redentora, para prepará-la mentalmente, espiritualmente para isso; para que, com a ajuda da primeira graça, ela pudesse crescer em graça, para que, quando o Anjo viesse e seu Senhor estivesse próximo, ela pudesse estar "cheia de graça", preparada tanto quanto uma criatura poderia ser preparada, para recebê-Lo em seu seio. [1]



  • Eva


Quanto à noção primitiva sobre nossa Santíssima Senhora, realmente, o contraste frequente de Maria com Eva parece muito forte. É encontrado em São Justino, Santo Irineu e Tertuliano, três dos primeiros Padres, e em três continentes distintos — Gália, África e Síria. Por exemplo, “o nó formado pela desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria; o que a Virgem Eva amarrou pela descrença, a Virgem Maria desata pela fé”. Novamente, “A Virgem Maria se torna a Advogada (Paráclito) da Virgem Eva, para que, assim como a humanidade foi ligada à morte por uma Virgem, por uma Virgem ela possa ser salva, o equilíbrio sendo preservado, a desobediência de uma Virgem pela obediência de uma Virgem” (Santo Irineu, Haer. v.19). Novamente, “Assim como Eva, tornando-se desobediente, tornou-se a causa da morte para si mesma e para toda a humanidade, assim também Maria, gerando o Homem predestinado, e ainda uma Virgem, sendo obediente, tornou-se a causa da Salvação tanto para si mesma quanto para toda a humanidade.” Novamente, “Eva sendo uma Virgem, e incorrupta, suportou a desobediência e a morte, mas Maria, a Virgem, recebendo fé e alegria, quando Gabriel, o Anjo, a evangelizou, respondeu: 'Seja em mim'”. Novamente, “O que Eva falhou em crer, Maria, ao crer, apagou .”


Agora, podemos nos recusar a ver que, de acordo com esses Padres, que são os primeiros dos primeiros, Maria era uma mulher típica como Eva, que ambas eram dotadas de dons especiais de graça, e que Maria teve sucesso onde Eva falhou? Além disso, que luz eles lançam sobre a doutrina de Santo Afonso, da qual às vezes se fala, das duas escadas. Veja, de acordo com esses Padres mais antigos, Maria desfaz o que Eva fez; a humanidade é salva por meio de uma Virgem; a obediência de Maria se torna a causa da salvação para toda a humanidade. Além disso, a maneira distinta pela qual Maria faz isso é apontada quando ela é chamada pelos primeiros Padres de Advogada. A palavra é usada para nosso Senhor e o Espírito Santo — para nosso Senhor; como intercedendo por nós em Sua própria Pessoa; para o Espírito Santo, como intercedendo nos Santos. Este é o caminho branco , assim como o caminho especial de nosso Senhor é o caminho vermelho , a saber, do Sacrifício expiatório.


Mais ainda; que luz essas passagens lançam sobre dois textos das Escrituras. Nossa leitura é: " Ela ferirá a tua cabeça". Agora, esse fato sozinho da nossa leitura, "Ela ferirá", tem algum peso, pois por que não deveria, talvez, nossa leitura ser a correta? Mas faça a comparação das Escrituras com as Escrituras, e veja como o todo se encaixa conforme a interpretamos. Uma guerra entre uma mulher e a serpente é mencionada em Gênesis. Quem é a serpente? As Escrituras não dizem nada até o décimo segundo capítulo do Apocalipse. Lá, finalmente, pela primeira vez, a "Serpente" é interpretada como significando o Espírito Maligno. Agora, como ele é apresentado? Por que, pela visão novamente de uma Mulher, sua inimiga — e assim como, na primeira visão em Gênesis, a Mulher tem uma "semente", então aqui uma "Criança". Podemos deixar de dizer, então; que a Mulher é Maria no terceiro de Gênesis? E se assim for, e nossa leitura estiver correta, a primeira profecia já dada contrasta a Segunda Mulher com a Primeira — Maria com Eva, assim como fazem São Justino, Santo Irineu e Tertuliano.


Além disso, veja a relação direta disto com a Imaculada Conceição. Houve guerra entre a mulher e a Serpente. Isto é mais enfaticamente cumprido se ela não teve nada a ver com o pecado — pois, na medida em que alguém peca, ele tem uma aliança com o Maligno. [2]



  • A Pureza de Maria


Por Imaculada Conceição da Santíssima Virgem entende-se a grande verdade revelada de que ela foi concebida no ventre de sua mãe, Santa Ana, sem pecado original. Desde a queda de Adão, toda a humanidade, seus descendentes, são concebidos e nascidos em pecado. “Eis”, diz o escritor inspirado no Salmo Miserere — “Eis que fui concebido em iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.” Esse pecado que pertence a cada um de nós, e é nosso desde o primeiro momento de nossa existência, é o pecado da descrença e da desobediência, pelo qual Adão perdeu o Paraíso. Nós, como filhos de Adão, somos herdeiros das consequências de seu pecado, e perdemos nele aquele manto espiritual de graça e santidade que ele lhe dera por seu Criador na época em que foi feito. Nesse estado de perda e deserdação, todos nós somos concebidos e nascidos; e a maneira comum pela qual somos tirados dele é o Sacramento do Batismo.


Mas Maria nunca esteve nesse estado; ela foi pelo decreto eterno de Deus isentada dele. Desde a eternidade, Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, decretou criar a raça do homem e, prevendo a queda de Adão, decretou redimir toda a raça pela tomada de carne e sofrimento do Filho na Cruz. Naquele mesmo instante incompreensível e eterno, no qual o Filho de Deus nasceu do Pai, também foi aprovado o decreto da redenção do homem por meio Dele. Aquele que nasceu da Eternidade nasceu por um decreto eterno para nos salvar no Tempo e redimir toda a raça; e a redenção de Maria foi determinada daquela maneira especial que chamamos de Imaculada Conceição. Foi decretado, não que ela fosse purificada do pecado, mas que ela deveria, desde o primeiro momento de seu ser, ser preservada do pecado; de modo que o Maligno nunca teve parte nela. Portanto, ela era uma filha de Adão e Eva como se eles nunca tivessem caído; ela não compartilhou com eles seus pecados; Ela herdou os dons e graças (e mais do que isso) que Adão e Eva possuíam no Paraíso. Esta é sua prerrogativa, e o fundamento de todas aquelas verdades salutares que nos são reveladas a respeito dela. Digamos então com todas as almas santas, Virgem puríssima, concebida sem pecado original, Maria, rogai por nós. [3]



  • A Virgem Proclamada


Maria é a Virgo Prædicanda, isto é, a Virgem que deve ser proclamada, anunciada, literalmente, pregada. Estamos acostumados a pregar no exterior o que é maravilhoso, estranho, raro, novo, importante. Assim, quando nosso Senhor estava vindo, São João Batista pregou -O; então, os Apóstolos foram para o mundo inteiro e pregaram Cristo. Qual é a mais alta, a mais rara, a mais escolhida prerrogativa de Maria? É que ela era sem pecado. Quando uma mulher na multidão clamou ao nosso Senhor: "Bendito o ventre que Te gerou!" Ele respondeu: "Mais abençoados são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a guardam." Essas palavras foram cumpridas em Maria. Ela estava cheia de graça para ser a Mãe de Deus. Mas era um presente maior do que sua maternidade ser assim santificada e assim pura.


Nosso Senhor de fato não se tornaria seu filho a menos que Ele a tivesse santificado primeiro; mas ainda assim, a maior bem-aventurança era ter essa santificação perfeita. É por isso que ela é a Virgo Praedicanda; ela merece ser pregada no exterior porque ela nunca cometeu nenhum pecado, mesmo o menor; porque o pecado não teve parte nela; porque, através da plenitude da graça de Deus, ela nunca pensou um pensamento, ou falou uma palavra, ou fez uma ação, que fosse desagradável, que não fosse muito agradável, ao Deus Todo-Poderoso; porque nela foi exibido o maior triunfo sobre o inimigo das almas. Portanto, quando tudo parecia perdido, a fim de mostrar o que Ele poderia fazer por todos nós morrendo por nós; a fim de mostrar o que a natureza humana, Sua obra, era capaz de se tornar; para mostrar quão completamente Ele poderia trazer a nada os maiores esforços, a malícia mais concentrada do inimigo, e reverter todas as consequências da Queda, nosso Senhor começou, mesmo antes de Sua vinda, a fazer Seu mais maravilhoso ato de redenção, na pessoa daquela que seria Sua Mãe. Pelo mérito daquele Sangue que seria derramado, Ele interpôs-se para impedi-la de incorrer no pecado de Adão, antes que Ele tivesse feito na Cruz a expiação por ele. E, portanto, é que pregamos aquela que é o sujeito desta maravilhosa graça.


Mas ela era a Virgo Praedicanda por outra razão. Quando, por que, que coisas pregamos? Pregamos o que não é conhecido, para que se torne conhecido . E, portanto, os Apóstolos são ditos nas Escrituras para “pregar Cristo”. Para quem? Para aqueles que não O conheciam — para o mundo pagão. Não para aqueles que O conheciam, mas para aqueles que não O conheciam. A pregação é um trabalho gradual: primeiro uma lição, depois outra. Assim, os pagãos foram trazidos para a Igreja gradualmente. E da mesma forma, a pregação de Maria aos filhos da Igreja, e a devoção paga a ela por eles, cresceu , cresceu gradualmente, com eras sucessivas. Não tanto pregado sobre ela nos primeiros tempos como mais tarde. Primeiro, ela foi pregada como a Virgem das Virgens — então como a Mãe de Deus — então como gloriosa em sua Assunção — então como a Advogada dos pecadores — então como Imaculada em sua Conceição. E esta última tem sido a pregação especial do século atual; e assim, o que foi mais antigo em sua história é o mais recente no reconhecimento dela pela Igreja. [4]


Referências:


1 – Letter to Dr. Pusey


2 – Memorandum on the Immaculate Conception


3 – Meditations on the Litany of Loretto for the Month of May, Day 3


4 - Meditations on the Litany of Loretto for the Month of May, Day 4


Comments


bottom of page